SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1GESTÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SCHLICHTING, Thais de Souza  e  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS, PRINCÍPIOS E PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.10-39.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p10-39.

Transformações tecnológicas e reflexos da globalização são agentes que modificam dinâmicas sociais e profissionais. As formas de (inter)agir em sociedade, especialmente no mundo do trabalho, são reconstruídas ao longo do tempo. Aparecem, assim, novas demandas por perfis profissiográficos que respondam às transformações ocorridas. Reflete-se sobre o papel da educação superior e das perspectivas curriculares na formação desses futuros profissionais de distintas áreas. Ganham espaço nessa discussão, as metodologias ativas de aprendizagem que consideram o estudante o centro do processo de ensino e aprendizagem, aproximando as formações acadêmica e profissional. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender aspectos históricos e princípios de dois formatos de metodologias ativas de aprendizagem e sua implementação em processos curriculares de educação superior no Brasil. Para tanto, são resgatados movimentos históricos de teorias e pressupostos que ajudaram na sistematização das seguintes metodologias ativas de aprendizagem: PBL (Problem Based Learning) e PLE (Project Led Education). São discutidos à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos princípios e orientações dessas metodologias, perfis e habilidades profissionais requeridas em projetos curriculares de dois cursos do ensino superior: Medicina e Engenharia, ambos considerados pioneiros na implementação da aprendizagem ativa. Os resultados sinalizam que movimentos históricos e princípios de metodologias ativas orientam novas propostas de desenhos curriculares na educação superior. As instituições analisadas propõem inserir os estudantes na cultura de solução de problemas, enfatizando aspectos de autonomia diante de situações reais no exercício da profissão; promover formação técnico-científica com atitudes ético-humanísticas e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Palavras-chave : Metodologias ativas de aprendizagem; PBL; PLE; Educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )