SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1METODOLOGÍAS ACTIVAS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS, PRINCIPIOS E IMPLEMENTACIONESDOSSIERS DE LA ABDC Y TCI: CARTOGRAFÍA DE LOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS GESTIONADOS EN LAS TEMÁTICAS DE LOS ARTÍCULOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Itamar Mendes da; NAJJAR, Jorge Nassim Vieira  y  LIMA, Marcelo. GESTÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.40-62.  Epub 30-Sep-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p40-62.

Este artigo tem como objetivo discutir a gestão de currículo no Ensino Superior, por meio da descrição e da análise dos processos coletivos, internos e sistemáticos de revisão de currículos empreendidos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O desenvolvimento das reflexões requereu tomar como ponto de partida a Universidade, tendo em vista sua criação, seu conceito e suas perspectivas. Discutir o currículo em seus contextos, caminhos e descaminhos, em uma instituição universitária pública, localizada no menor e menos rico Estado do Sudeste, como é essa proposta, exigiu tecer considerações sobre: a) conceito, significado e possibilidades organizativas do Currículo no Ensino Superior e, especificamente, na universidade; b) caminhos e perspectivas da Ufes no processo de organização de currículo. Assim, as reflexões consideraram esses elementos e foram realizadas a partir do exame de documentos e do conteúdo de entrevista. O estudo possibilitou concluir que se faz necessário problematizar a pseudoneutralidade dos indicadores educacionais, sua capacidade de indução de práticas curriculares no Ensino Superior; problematizar a expropriação da autonomia curricular dos docentes e sua responsabilização pelos resultados educacionais; e, também, afirmar o caráter contraditório dos processos coletivos e colegiados de decisão curricular nas relações com os sujeitos individuais e coletivos responsáveis por conceber, elaborar, praticar e avaliar o currículo no Ensino Superior.

Palabras clave : Gestão de currículo; Ensino Superior; Currículo; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )