SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1CURRICULUM MANAGEMENT IN HIGHER EDUCATION: DEVELOPMENT CONTEXTSINTEGRATION OF DIGITAL NETWORK TECHNOLOGIES INTO THE CURRICULUM: THE LEADING ROLE OF TEACHERS IN THE POLICY CYCLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SCHUCHTER, Terezinha Maria; PAOLIELLO, Juliana  and  MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues. DOSSIÊS DA ABDC E TCI: CARTOGRAFIA DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS AGENCIADOS NAS TEMÁTICAS DOS ARTIGOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.63-84.  Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p63-84.

Neste artigo, analisam-se práticas discursivas do periódico Transnational Curriculum Inquiry, no período de 2010 a 2016, e dos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo, publicados nos periódicos e-Curriculum, Currículo sem Fronteiras e Teias, entre 2012 e 2016. O objetivo foi mapear as temáticas abordadas nos artigos. Utiliza-se como metodologia a análise da discursividade, a partir do mapeamento cartográfico-discursivo, de modo a problematizar os enunciados que marcaram os discursos dos autores, as temáticas que emergem nesses discursos, as regularidades e as irregularidades que os marcam e quais são as aproximações entre os discursos manifestados nos quatro periódicos. Apresenta-se um agrupamento com 34 eixos temáticos, com destaque para: as políticas educacionais atuais e suas implicações para a escola, o trabalho docente e o currículo; a profissionalização docente, o currículo e a formação de professor; os temas contemporâneos como cosmopolitismo, transnacionalização, desconstrução e reconceitualização curricular, multiculturalismo, diversidade cultural, políticas de inclusão, diferenças, gênero, feminismo e sexualidade. Destacam-se, ainda, trabalhos relacionados à Base Nacional Curricular Comum; ao currículo-afeto, ao currículo-redes de conversações coletivas e à produção de desejo; às relações entre currículo, cultura, cotidiano, diferenças, entre outros. As temáticas abordadas nos artigos retratam o movimento histórico, político, educacional e econômico em que se está imerso e são reveladoras da organização molar que tenta se impor, mas apontam que isso não impede as afecções, os afetos felizes, os bons encontros, as energias moleculares, as linhas de fuga. Os resultados mostram, ainda, que sempre vaza alguma coisa; há sempre algo que escapa à máquina de sobrecodificação. Os artigos são reveladores desse movimento.

Keywords : e-Curriculum; Teias; Currículo Sem Fronteiras; Transnational Curriculum Inquiry; Temáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )