SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1GESTÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTOINTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SCHUCHTER, Terezinha Maria; PAOLIELLO, Juliana  e  MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues. DOSSIÊS DA ABDC E TCI: CARTOGRAFIA DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS AGENCIADOS NAS TEMÁTICAS DOS ARTIGOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.63-84.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p63-84.

Neste artigo, analisam-se práticas discursivas do periódico Transnational Curriculum Inquiry, no período de 2010 a 2016, e dos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo, publicados nos periódicos e-Curriculum, Currículo sem Fronteiras e Teias, entre 2012 e 2016. O objetivo foi mapear as temáticas abordadas nos artigos. Utiliza-se como metodologia a análise da discursividade, a partir do mapeamento cartográfico-discursivo, de modo a problematizar os enunciados que marcaram os discursos dos autores, as temáticas que emergem nesses discursos, as regularidades e as irregularidades que os marcam e quais são as aproximações entre os discursos manifestados nos quatro periódicos. Apresenta-se um agrupamento com 34 eixos temáticos, com destaque para: as políticas educacionais atuais e suas implicações para a escola, o trabalho docente e o currículo; a profissionalização docente, o currículo e a formação de professor; os temas contemporâneos como cosmopolitismo, transnacionalização, desconstrução e reconceitualização curricular, multiculturalismo, diversidade cultural, políticas de inclusão, diferenças, gênero, feminismo e sexualidade. Destacam-se, ainda, trabalhos relacionados à Base Nacional Curricular Comum; ao currículo-afeto, ao currículo-redes de conversações coletivas e à produção de desejo; às relações entre currículo, cultura, cotidiano, diferenças, entre outros. As temáticas abordadas nos artigos retratam o movimento histórico, político, educacional e econômico em que se está imerso e são reveladoras da organização molar que tenta se impor, mas apontam que isso não impede as afecções, os afetos felizes, os bons encontros, as energias moleculares, as linhas de fuga. Os resultados mostram, ainda, que sempre vaza alguma coisa; há sempre algo que escapa à máquina de sobrecodificação. Os artigos são reveladores desse movimento.

Palavras-chave : e-Curriculum; Teias; Currículo Sem Fronteiras; Transnational Curriculum Inquiry; Temáticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )