SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1ABDC AND TCI DOSSIERS: CARTOGRAPHY OF DISCURSIVE STATEMENTS ORGANIZED IN THE THEMES OF THE ARTICLESNATIONAL COMMON CURRICULAR BASE: SCIENCE AND MULTICULTURALISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RUBIO, Ana Claudia Pereira  and  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.85-110.  Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p85-110.

Este artigo problematiza a integração das Tecnologias Digitais de Rede (TDR) ao currículo escolar, com o propósito de identificar e expor o ciclo político de tal currículo e seus contextos, frente às políticas públicas vinculadas ao tema. Destaca-se o protagonismo docente na constituição de discursos que dão sustentação a essa integração em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A pesquisa encontra-se teórica e metodologicamente orientanda pela compreensão de discurso de Laclau e Mouffe (1985), de currículo como discurso, de acordo com Lopes e Macedo (2011), e de ciclo de política, conforme Ball (1994). Em decorrência dessas escolhas, foram realizados estudos bibliográfico e documental e coleta de dados em campo. Para a coleta, recorreu-se a entrevistas com nove professores que atuam em um dos ciclos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e a observação participante em suas aulas. Considerando o movimento cíclico entre os contextos da política de currículo em análise, constatou-se que é possível integrar as TDR ao currículo, de forma a reconhecê-las como prática social e realizá-las, mesmo que provisoriamente, quando há protagonismo dos atores em questão. Além disso, percebeu-se que as TDR configuram mediações pedagógicas entre a vida de docentes e de discentes.

Keywords : Tecnologias Digitais de Rede; Currículo do Ensino Fundamental; Protagonismo docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )