SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1DOSSIÊS DA ABDC E TCI: CARTOGRAFIA DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS AGENCIADOS NAS TEMÁTICAS DOS ARTIGOSBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RUBIO, Ana Claudia Pereira  e  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.85-110.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p85-110.

Este artigo problematiza a integração das Tecnologias Digitais de Rede (TDR) ao currículo escolar, com o propósito de identificar e expor o ciclo político de tal currículo e seus contextos, frente às políticas públicas vinculadas ao tema. Destaca-se o protagonismo docente na constituição de discursos que dão sustentação a essa integração em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A pesquisa encontra-se teórica e metodologicamente orientanda pela compreensão de discurso de Laclau e Mouffe (1985), de currículo como discurso, de acordo com Lopes e Macedo (2011), e de ciclo de política, conforme Ball (1994). Em decorrência dessas escolhas, foram realizados estudos bibliográfico e documental e coleta de dados em campo. Para a coleta, recorreu-se a entrevistas com nove professores que atuam em um dos ciclos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e a observação participante em suas aulas. Considerando o movimento cíclico entre os contextos da política de currículo em análise, constatou-se que é possível integrar as TDR ao currículo, de forma a reconhecê-las como prática social e realizá-las, mesmo que provisoriamente, quando há protagonismo dos atores em questão. Além disso, percebeu-se que as TDR configuram mediações pedagógicas entre a vida de docentes e de discentes.

Palavras-chave : Tecnologias Digitais de Rede; Currículo do Ensino Fundamental; Protagonismo docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )