SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA“I’M GONNA LEAVE YOU WITH THE BACKLASH BLUES”: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SOB O VIÉS DA PEDAGOGIA CRÍTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CABRAL, Lucas Munhoz  e  JORDAO, Rosana dos Santos. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.111-136.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p111-136.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC é o documento que concretiza a atual política curricular no Brasil, por meio da seleção de um conjunto de aprendizagens essenciais à formação básica. Dada a sua relevância educacional, analisamos a versão final desse documento, publicada em 2018, com o objetivo de verificarmos se elementos do multiculturalismo estão contemplados em seu texto geral e na parte específica da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foram selecionados excertos que fazem menção a fundamentos éticos e a tratamentos direcionados à pluralidade, e foi feita a análise das habilidades designadas para a área das Ciências da Natureza do Ensino Fundamental I e II. Como resultado, identificamos que, embora a BNCC utilize argumentos pautados na defesa da igualdade de direitos às diversidades, apenas 1% das habilidades para as Ciências utilizam verbos associados à aprendizagem de valores. Além disso, a presença de habilidades potencialmente associadas ao multiculturalismo foi considerada reduzida e, em certos casos, superficial. Essa participação tímida do multiculturalismo na Base é um resultado preocupante, revelando o quão distante estamos de abordarmos o pluralismo além de um mero acordo moral.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Multiculturalismo; Currículo; Ensino de Ciências da Natureza; Políticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )