SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A REFORMA EM CURSO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES E SOCIAISSENTIDOS ARTICULADOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; LIMA, Marcos Antonio Martins  e  TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLAR. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.180-199.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p180-199.

Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado da autora principal desta pesquisa, estudo ao qual lhe foi dado nova abordagem, centrando-se na pesquisa avaliativa à luz da metodologia quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). Versa-se sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, e seus efeitos na aprendizagem dos alunos do 2º ano dos anos iniciais. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, apropriou-se de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos, dentre eles a metodologia quadripolar. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio do programa estatístico IBM SPSS Statistics 20 e os qualitativos, por meio do programa Atlas.ti 7. Como principais resultados, evidenciou-se que essa sistemática contribui para que haja equidade entre as escolas e a orientação da prática docente. Todavia, os educadores dessa cidade reconhecem que aspectos como a metodologia de divulgação dos resultados e o nível das questões das avaliações ministradas precisam ser revistos para que ela seja mais significativa quanto às suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Palavras-chave : Pesquisa avaliativa; Metodologia quadripolar. Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )