SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1MUNICIPAL EDUCATION ASSESSMENT SYSTEM: EVALUATIVE RESEARCH ON THE BASIS OF THE QUADRIPOLAR METHODOLOGYMARKET TOTALITARIANISM AND NEOLIBERAL RATIONALITY IN BRAZILIAN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal  and  SIRINO, Marcio Bernardino. SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.200-220.  Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p200-220.

Este artigo tem por objetivo identificar e discutir alguns sentidos articulados em torno da ideia de Educação Integral na contemporaneidade. O estudo toma como material empírico dissertações e teses defendidas de 2006 a 2016, produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO), tendo em vista se tratar de uma referência em território nacional acerca da temática da Educação Integral e(m) Tempo Integral. As teses e dissertações são analisadas numa perspectiva pós-estrutural, em especial com a Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A partir da leitura foi possível identificar sentidos de Educação Integral associados à Proteção Social; Espaços Diferenciados e Outros Sujeitos; Novas Oportunidades Formativas; Formação e Trabalho Docente; Reparo de uma Dívida Histórica; Oferta de Ensino Técnico; Gestão Democrática; Busca por um Currículo Diferenciado; Aumento dos Indicadores de Aprendizagem; Educação (em Tempo) Integral e, ainda, hibridismo das perspectivas identificadas. Apesar dessas diferenças, os textos têm em comum uma perspectiva salvacionista e/ou redentora de Educação Integral, o que evidencia a necessidade de investimentos em uma discussão sobre as constantes lutas por significações, tentativas de fixar determinados sentidos de Educação Integral.

Keywords : Currículo; Processos de Significação; Educação Integral; Teoria do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )