SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLARTOTALITARISMO DE MERCADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal  e  SIRINO, Marcio Bernardino. SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.200-220.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p200-220.

Este artigo tem por objetivo identificar e discutir alguns sentidos articulados em torno da ideia de Educação Integral na contemporaneidade. O estudo toma como material empírico dissertações e teses defendidas de 2006 a 2016, produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO), tendo em vista se tratar de uma referência em território nacional acerca da temática da Educação Integral e(m) Tempo Integral. As teses e dissertações são analisadas numa perspectiva pós-estrutural, em especial com a Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A partir da leitura foi possível identificar sentidos de Educação Integral associados à Proteção Social; Espaços Diferenciados e Outros Sujeitos; Novas Oportunidades Formativas; Formação e Trabalho Docente; Reparo de uma Dívida Histórica; Oferta de Ensino Técnico; Gestão Democrática; Busca por um Currículo Diferenciado; Aumento dos Indicadores de Aprendizagem; Educação (em Tempo) Integral e, ainda, hibridismo das perspectivas identificadas. Apesar dessas diferenças, os textos têm em comum uma perspectiva salvacionista e/ou redentora de Educação Integral, o que evidencia a necessidade de investimentos em uma discussão sobre as constantes lutas por significações, tentativas de fixar determinados sentidos de Educação Integral.

Palavras-chave : Currículo; Processos de Significação; Educação Integral; Teoria do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )