SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1ARTICULATED MEANINGS ABOUT THE CONCEPT OF INTEGRAL EDUCATIONTRAINING OF TEACHERS (AS) OF THE FIELD: A POLITICS IN THE CONTEXT OF CHANGES IN THE WORLD OF WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BETLINSKI, Carlos; LOBO, Dalva de Souza  and  GOMES, Luiz Roberto. TOTALITARISMO DE MERCADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.221-235.  Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p221-235.

Neste ensaio, abordamos o tema da educação e elegemos como objeto de investigação as reformas educacionais brasileiras das últimas três décadas, buscando compreender os fundamentos e as intencionalidades que as direcionam. O problema que orientou nossas análises foi a questão: como interpretar as recentes reformas educacionais a partir dos conceitos de totalitarismo de mercado, racionalidade neoliberal e estado de exceção? Conceitos que foram referenciados em Dardot e Laval, Benjamin e Agamben. Como objetivos, propomos caracterizar o totalitarismo de mercado e indicar como essa forma econômico-política afeta os serviços públicos e o funcionamento do próprio Estado; e interpretar algumas das recentes reformas educacionais brasileiras, referenciadas no conceito de racionalidade neoliberal. Como resultados de investigação, argumentamos que as reformas educacionais se aproximam da lógica empresarial, e aquilo que se apresenta como progresso leva à regressão; portanto, à exclusão econômica e cultural de toda a sociedade.

Keywords : Totalitarismo de mercado; Racionalidade neoliberal; Estado de exceção; Reformas educacionais; Educação empresarial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )