SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE EL CONCEPTO DE EDUCACIÓN INTEGRALFORMACIÓN DE PROFESORES (AS) DEL CAMPO: UNA POLÍTICA EN EL CONTEXTO DE LAS MUTACIONES EN EL MUNDO DEL TRABAJO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BETLINSKI, Carlos; LOBO, Dalva de Souza  y  GOMES, Luiz Roberto. TOTALITARISMO DE MERCADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.221-235.  Epub 30-Sep-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p221-235.

Neste ensaio, abordamos o tema da educação e elegemos como objeto de investigação as reformas educacionais brasileiras das últimas três décadas, buscando compreender os fundamentos e as intencionalidades que as direcionam. O problema que orientou nossas análises foi a questão: como interpretar as recentes reformas educacionais a partir dos conceitos de totalitarismo de mercado, racionalidade neoliberal e estado de exceção? Conceitos que foram referenciados em Dardot e Laval, Benjamin e Agamben. Como objetivos, propomos caracterizar o totalitarismo de mercado e indicar como essa forma econômico-política afeta os serviços públicos e o funcionamento do próprio Estado; e interpretar algumas das recentes reformas educacionais brasileiras, referenciadas no conceito de racionalidade neoliberal. Como resultados de investigação, argumentamos que as reformas educacionais se aproximam da lógica empresarial, e aquilo que se apresenta como progresso leva à regressão; portanto, à exclusão econômica e cultural de toda a sociedade.

Palabras clave : Totalitarismo de mercado; Racionalidade neoliberal; Estado de exceção; Reformas educacionais; Educação empresarial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )