SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1TOTALITARISMO DE MERCADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAANÁLISE DOS ELEMENTOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ZIENTARSKI, Clarice; MENEZES, Hermeson Claudio Mendonça  e  SILVA, Sônia de Oliveira da. FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO CAMPO: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DAS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.236-261.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p236-261.

O trabalho discute a formação de professores desenvolvida no Estado do Ceará/Brasil, tendo como mote as relações que se estabelecem entre as mutações do mundo do trabalho e suas reverberações na Educação do Campo. O estudo fundamenta-se nas análises de dados coletados em questionários aplicados aos cursistas da ação “Escola da Terra: formação de professores de Escolas Multisseriadas do campo e quilombolas”, desenvolvida em 17 municípios do Estado do Ceará, ao longo dos anos de 2015-2016, fruto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. A estrutura argumentativa deste trabalho, suas problematizações e considerações revelam a importância fulcral dos movimentos sociais, da consciência de classe dos trabalhadores diante do quadro evidenciado em que a formação dos professores apresenta-se fragilizada, fragmentada, descontextualizada e aligeirada. Os resultados indicam desde a incompreensão de categorias como campo, educação do campo e as concepções teóricas que referenciam as práticas pedagógicas. Além disso as respostas indicaram incongruências entre as teorias pedagógicas adotadas pelos professores e o conhecimento dos teóricos criadores dessas teorias.

Palavras-chave : Formação de professores; Reestruturação produtiva, Educação do campo; Mutações do mundo do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )