SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1CONTINUING EDUCATION OF SCHOOL MANAGERS AND THEIR REVERBERATIONS IN THE PROCESS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENTCONVERGENCES AND TENSIONS IN ACADEMIC PRODUCTION ABOUT EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOUZA, Fernando Torres Otero de; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio  and  MELLO, André da Silva. EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.327-349.  Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p327-349.

O presente estudo trata da participação do professor de Educação Física (EF) na gestão escolar. Combinando pesquisa documental e bibliográfica, analisaram-se as orientações legais para formação de licenciados em EF, os currículos prescritos dos cursos de EF da Grande Vitória (GV), Espírito Santo, e a produção acadêmica da área no tocante à gestão escolar. Utilizou-se como fontes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996), Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), Nº 7/2004, Nº 2/2015, Nº 6/2018 e Nº 2/2019, perfis dos egressos e matrizes de disciplinas dos cursos de licenciatura em EF da GV. A pesquisa bibliográfica foi realizada em oito periódicos e bancos de teses e dissertações dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu em EF. O trabalho indicou que a gestão vem ganhando espaço na atuação profissional e orientações legais da EF. Entretanto, observou-se baixa produção acadêmica e pouca repercussão nos currículos dos cursos de formação da área, indicando divergência entre atuação/orientações e formação/produção.

Keywords : Gestão escolar; Educação Física; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )