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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Fernando Torres Otero de; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio  y  MELLO, André da Silva. EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.327-349.  Epub 30-Sep-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p327-349.

O presente estudo trata da participação do professor de Educação Física (EF) na gestão escolar. Combinando pesquisa documental e bibliográfica, analisaram-se as orientações legais para formação de licenciados em EF, os currículos prescritos dos cursos de EF da Grande Vitória (GV), Espírito Santo, e a produção acadêmica da área no tocante à gestão escolar. Utilizou-se como fontes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996), Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), Nº 7/2004, Nº 2/2015, Nº 6/2018 e Nº 2/2019, perfis dos egressos e matrizes de disciplinas dos cursos de licenciatura em EF da GV. A pesquisa bibliográfica foi realizada em oito periódicos e bancos de teses e dissertações dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu em EF. O trabalho indicou que a gestão vem ganhando espaço na atuação profissional e orientações legais da EF. Entretanto, observou-se baixa produção acadêmica e pouca repercussão nos currículos dos cursos de formação da área, indicando divergência entre atuação/orientações e formação/produção.

Palabras clave : Gestão escolar; Educação Física; Formação.

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