SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTERAPUNZEL E ENROLADOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos; BARROSO, Fabiana Pinheiro  e  NASCIMENTO, Jessica Mayara. CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.350-371.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p350-371.

Este texto analisa a produção acadêmica brasileira que, entre os anos de 2009 e 2018, investigou a temática do currículo para as instituições de Educação Infantil. Nesse período, foram encontrados 10 artigos publicados nas revistas Qualis A1 e A2 do campo educacional - corpus de análise que, após ser estudado, foi agrupado nas seguintes categorias: contributos das crianças para o currículo da Educação Infantil; análises de políticas de currículo em creches e pré-escolas; e revisões teóricas, históricas e/ou de literatura. A análise evidenciou, por um lado, que os artigos consideram a organização do currículo por campos de experiência como um arranjo curricular que respeita as especificidades das instituições que compõem a primeira etapa da Educação Básica. Por outro lado, a produção apresenta tensões e dispersões que ressaltam aspectos ainda pouco explorados da organização do currículo para creches e pré-escolas.

Palavras-chave : Educação Infantil; Produção acadêmica; Currículo; Campos de experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )