SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL“CANTINHO DO PENSAMENTO”: UM ATO NORMATIVO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RAMOS, Flávia Brocchetto; VOLMER, Lovani  e  BOHM, Verônica. RAPUNZEL E ENROLADOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.372-390.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p372-390.

A relação simbiótica entre cinema e literatura ultrapassa a organização narrativa, pois envolve igualmente aspectos relativos às linguagens verbal e visual, o que confere sentidos aos textos. Assim, este artigo discute, por meio de uma análise comparativa, a temática e a construção discursiva e simbólica de dois produtos culturais dirigidos ao público infantil: o conto de fadas Rapunzel, escrito pelos irmãos Grimm no século XIX, e o filme Enrolados, baseado no mesmo conto, produzido pela Disney, em 2010. Para tanto, discorre-se acerca da infância e da produção cultural infantil, assim como sobre a linguagem fílmica e a literatura, considerando aspectos em que se assemelham e se diferenciam. Nos resultados, aponta-se a interdependência entre os dois produtos no que se refere ao universo diegético e às personagens, mas o filme, adaptado aos interesses da sociedade atual, ao abordar temas que apontam o novo papel da mulher na sociedade, assim como os extremos da vaidade, a independência e o livre arbítrio, sofre modificações profundas e traz ao público infantil, nos interstícios narrativos, posições axiológicos, conceitos e preconceitos.

Palavras-chave : Identidade; Infância; Produção cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )