SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1RAPUNZEL E ENROLADOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOSDA CAÇA ÀS BRUXAS AO FEMINICÍDIO: COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM ESSA QUESTÃO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

JESUS, Eliane Maria de  e  MONTEIRO, Silas Borges. “CANTINHO DO PENSAMENTO”: UM ATO NORMATIVO?. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.391-407.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p391-407.

Este trabalho é oriundo de uma pesquisa, ora em andamento, com chancela da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Objetiva-se trazer narrativas de crianças sobre suas vivências acerca do “cantinho do pensamento”, em uma creche pública no interior do estado de Mato Grosso. A investigação se insere no campo da Educação em interface com a filosofia da diferença. Dialoga com autores como Jacques Derrida/Nietzsche, Deleuze, Kohan, Corazza e outros assemelhados. As itinerâncias metodológicas lançaram mão da observação participante e da escuta de narrativas, evocadas por crianças no âmbito de uma cenacontecimento na ambiência da creche. A cena resulta de exercícios de um experimentar possibilidades, a do “cantinho” como ato normativo, dimensionado no pensar criativo e autônomo de crianças na Educação Infantil. Nessa direção, apresentam-se no texto modos outros de se pensar as infâncias, num movimento desconstrutor, bem ao modo derridiano, afirmando infâncias, que operam em uma lógica própria, e se mostram para nós a maneira como reverberam seus atos nessa instituição, com suas artistagens, devires e vivências.

Palavras-chave : Cantinho do pensamento; Educação Infantil; Vivências; Crianças; Desconstrução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )