SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2CIUDADANÍA Y ESCUELA EN EL CONTEXTO DIGITALCULTURAS EN LA ESCUELA: EPISODIOS DE APRENDIZAJE SITUADO EN LA FORMACION índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BLIKSTEIN, Paulo; VALENTE, José Armando  y  MOURA, Éliton Meireles de. EDUCAÇÃO MAKER: ONDE ESTÁ O CURRÍCULO?. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.523-544.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p523-544.

O Movimento Maker tem inspirado instituições educacionais, contribuindo para o crescente interesse pela implantação da educação maker tanto no ensino básico quanto no superior. No entanto, os exemplos dessa implantação mostram que as atividades maker não estão ainda integradas ao currículo. Portanto, o objetivo deste artigo é entender como a educação maker pode ser integrada ao currículo do ensino básico. Para tanto, foram utilizadas a abordagem documental e visitas às instituições que estão implantando a educação maker. Com base nessas experiências, foi possível classificar o material coletado em dois grupos de atividades: as que estão associadas a uma ou duas disciplinas do currículo, e as que não estão relacionadas ao currículo. Com base nesses estudos de caso, discutimos como a implantação da educação maker pode ser feita no ensino básico. O foco dessa educação não deve ser apenas o ensino de conteúdos disciplinares por meio da educação maker, mas também ser capaz de criar condições para que o aluno tome consciência e entenda os conceitos curriculares presentes nos produtos que constroem.

Palabras clave : Movimento maker; Atividade maker; STEM-ampliado; Educação básica; Tecnologias educacionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )