SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2EDUCACIÓN MAKER: ¿DÓNDE ESTÁ EL CURRÍCULUM?EVALUACIÓN DE LA EFICACIA DEL COMPONENTE EN LÍNEA DEL AULA INVERTIDA: UN ESTUDIO DE INVESTIGACIÓN-ACCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RIVOLTELLA, Pier Cesare  y  FANTIN, Monica. CULTURAS NA ESCOLA E O CURRÍCULO BREVE: EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA NA FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.545-567.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p545-567.

O artigo situa alguns desafios da complexidade e da cultura digital na escola e no currículo a partir de aspectos históricos e culturais. As metáforas do currículo sinalizam visões de mundo e de educação, ao mesmo tempo em que falam e traduzem aspectos da imaginação diante de certos desafios da escola. Nessa perspectiva, o artigo situa a possibilidade de práticas disruptivas a partir da ideia do “currículo breve” presente na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, destacando algumas narrativas de estudantes em um contexto formativo universitário. Por fim, conclui que a metodologia EAS pode ser considerada uma abordagem diferente de currículo ao desarticular o discurso pedagógico tradicional, com sua moldura rígida que viabiliza o dispositivo da escola, para ser reconceitualizado como um texto que se faz, desfaz e refaz na prática pedagógica, nas mediações e interações, construídas entre professores e alunos, e nos diálogos com as culturas na escola e fora dela.

Palabras clave : Cultura digital; Currículo; Episódios de Aprendizagem Situada..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )