SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2SCHOOL CULTURES AND SHORT CURRICULUM: TEACHING WITH EPISODES OF SITUATED LEARNINGTHE VALUE OF FUN IN ONLINE LEARNING: A STUDY SUPPORTED BY RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION AND OPEN DATA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RIBEIRINHA, Teresa  and  SILVA, Bento Duarte. AVALIANDO A EFICÁCIA DA COMPONENTE ONLINE DA “SALA DE AULA INVERTIDA”: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.568-589.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589.

Neste texto apresenta-se o design, a implementação e avaliação de uma proposta educativa, concebida para a componente online da metodologia “sala de aula invertida” (SAI). Na SAI o processo de ensino aprendizagem tem início em ambiente online, normalmente com o uso de vídeos cujos conteúdos são depois debatidos e ampliados na aula presencial. A concepção e estruturação do ambiente online influencia o sucesso da SAI. Um ciclo de investigação-ação, desenvolvido em contexto escolar numa turma do ensino secundário português, permitiu recolher dados quantitativos e qualitativos para avaliar e compreender as percepções dos alunos sobre a proposta apresentada. A análise dos resultados mostra a eficácia da proposta implementada, pois permitiu que 68% dos alunos fizessem uma preparação satisfatória da componente online da SAI. Os alunos percepcionam a eficácia da proposta com base no estudo individual/aprendizagem que esta promove através dos aspectos funcionais do vídeo. Apesar da maioria dos alunos ter feito uma avaliação muito satisfatória da componente online e dos aspectos de concepção dos vídeos a “interatividade” é um aspecto a melhorar em ciclos posteriores.

Keywords : Sala de aula invertida; Aula online; Vídeo didático; Inovação educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )