SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF THE FLIPPED CLASSROOM ONLINE COMPONENT: AN ACTION RESEARCH STUDYCURRICULUM AND TECHNOLOGY: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW WITHIN THE DOMAIN OF THE E-CURRICULUM JOURNAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OKADA, Alexandra  and  SHEEHY, Kieron. O VALOR DA DIVERSÃO NA APRENDIZAGEM ON-LINE: UM ESTUDO APOIADO NA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E DADOS ABERTOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.590-613.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p590-613.

Abordagens curriculares mais humanistas centradas no aprendiz com tecnologias são vitais como uma resposta para o mundo dominado por grandes desafios, tais como a COVID-19. Este artigo examina o valor da diversão na Educação a Distância visando promover o sucesso dos estudantes e reduzir a evasão. Embora a experiência da diversão seja parte da natureza humana, pesquisas nessa área são escassas. Este estudo de métodos mistos apoiado pela Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e dados abertos focou 206 estudantes, incluindo professores, consultores e profissionais da educação. Os resultados indicaram que 91% dos participantes valorizaram a aprendizagem on-line divertida, destacando bem-estar, motivação e desempenho. Entretanto, 17% acreditaram que a diversão na aprendizagem poderia tirar o foco dos estudos, resultando em distração ou perda de tempo. Este artigo introduz o novo conceito de diversão emancipatória e oferece algumas recomendações.

Keywords : Ensino Superior; Aprendizagem on-line; Diversão; COVID-19; RRI..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )