SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2THE VALUE OF FUN IN ONLINE LEARNING: A STUDY SUPPORTED BY RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION AND OPEN DATASCHOOL CULTURE RECONTEXTUALIZING DICT INTEGRATION IN THE CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; GONCALVES, Lina Maria  and  MUNOZ, Cleide Maria dos Santos. CURRÍCULO E TECNOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO ÂMBITO DA REVISTA CIENTÍFICA E-CURRICULUM. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.614-635.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p614-635.

Com o objetivo de caracterizar a produção científica disponibilizada pela Revista Científica e-Curriculum, resultante de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que versam sobre currículo e tecnologia, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o uso da técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Protocolo de Estudo, a RSL contemplou as etapas: planejamento e formalização; levantamento bibliográfico; metanálise dos resultados iniciais; sumarização da metanálise; finalizando com análise crítica dos resultados. Foram selecionados 141 artigos, dentre os 571 publicados nos 15 anos de existência da Revista. Com a metanálise foram identificadas quatro categorias de análise: formação e prática docente com projeto; tecnologia e currículo no contexto escolar; cursos, atividades e recursos; aprendizagem e construção do conhecimento. Como principal resultado destaca-se a convergência entre as temáticas formação e prática docente com projetos e tecnologia e currículo no contexto escolar, evidenciando o potencial das tecnologias digitais para a formação de professores. Na abordagem dada aos cursos, atividades e recursos, predominam cursos a distância e híbridos. Aprendizagem e construção do conhecimento pelo professor e pelos alunos são abordadas concomitantemente, pois um professor aprendente cria contextos favoráveis à construção de conhecimento pelos alunos. Conclui-se que as publicações analisadas revelam o desempenho da função social e científica da e-Curriculum ao promover a democratização do saber construído pela academia.

Keywords : Publicações científicas; Formação e prática docente; Tecnologias digitais; Currículo; Construção de conhecimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )