SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O VALOR DA DIVERSÃO NA APRENDIZAGEM ON-LINE: UM ESTUDO APOIADO NA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E DADOS ABERTOSA CULTURA DA ESCOLA RECONTEXTUALIZANDO A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; GONCALVES, Lina Maria  e  MUNOZ, Cleide Maria dos Santos. CURRÍCULO E TECNOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO ÂMBITO DA REVISTA CIENTÍFICA E-CURRICULUM. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.614-635.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p614-635.

Com o objetivo de caracterizar a produção científica disponibilizada pela Revista Científica e-Curriculum, resultante de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que versam sobre currículo e tecnologia, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o uso da técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Protocolo de Estudo, a RSL contemplou as etapas: planejamento e formalização; levantamento bibliográfico; metanálise dos resultados iniciais; sumarização da metanálise; finalizando com análise crítica dos resultados. Foram selecionados 141 artigos, dentre os 571 publicados nos 15 anos de existência da Revista. Com a metanálise foram identificadas quatro categorias de análise: formação e prática docente com projeto; tecnologia e currículo no contexto escolar; cursos, atividades e recursos; aprendizagem e construção do conhecimento. Como principal resultado destaca-se a convergência entre as temáticas formação e prática docente com projetos e tecnologia e currículo no contexto escolar, evidenciando o potencial das tecnologias digitais para a formação de professores. Na abordagem dada aos cursos, atividades e recursos, predominam cursos a distância e híbridos. Aprendizagem e construção do conhecimento pelo professor e pelos alunos são abordadas concomitantemente, pois um professor aprendente cria contextos favoráveis à construção de conhecimento pelos alunos. Conclui-se que as publicações analisadas revelam o desempenho da função social e científica da e-Curriculum ao promover a democratização do saber construído pela academia.

Palavras-chave : Publicações científicas; Formação e prática docente; Tecnologias digitais; Currículo; Construção de conhecimento..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )