SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2CURRICULUM Y TECNOLOGÍA: REVISIÓN DE LA LITERATURA SISTEMÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA REVISTA CIENTÍFICA E-CURRICULUMCURRÍCULO WEB Y DIÁLOGOS CON TECNOLOGÍAS DIGITALES EN EL CONTEXTO AMBIENTAL DE LA CIBERCULTURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LOIO, Milene Peixer; ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CERNY, Roseli Zen  y  TOSATTI, Nayara Cristine Müller. A CULTURA DA ESCOLA RECONTEXTUALIZANDO A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.636-656.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p636-656.

O contexto escolar é constantemente pressionado pelas demandas sociais, delimitado pelas políticas e pelas percepções sociais acerca da função da escola na sociedade atual. Dentre as principais demandas, a integração de tecnologias nas práticas e nos currículos aparece com grande ênfase nas políticas e nas discussões. No entanto, é no chão da escola, que as expectativas e as próprias Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são reconfiguradas e recontextualizadas. Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior e nele temos por objetivo analisar como os professores ressignificam as possibilidades das TDIC no currículo a partir da cultura da escola. A partir das falas de professores e gestores de quatro escolas públicas do estado de Santa Catarina, emergiram as seguintes categorias de análise: (i) Infraestrutura local e seus impactos na integração de TDIC ao currículo da escola; (ii) Políticas da gestão da escola para a integração das TDIC; (iii) Experiências do coletivo da escola com integração de TDIC; (iv) Potencialidades pedagógicas das TDIC vislumbradas pelo coletivo da escola para seu contexto. As diferenças significativas que cada escola apresentou em seus contextos, especialmente na relação da gestão de infraestrutura, refletem em como elas ressignificam o uso das TDIC e as integram ao currículo.

Palabras clave : Cultura da escola; TDIC; Currículo; Prática pedagógica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )