SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2SCHOOL CULTURE RECONTEXTUALIZING DICT INTEGRATION IN THE CURRICULUMAPPROAXIMATIONS BETWEEN DIGITAL TECHNOLOGIES IN DISTANCE LEARNING AND THE DISCOURSE OF COLLECTIVE OF STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FERREIRA, Graça Regina Armond Matias  and  BARZANO, Marco Antônio Leandro. WEB CURRÍCULO E DIÁLOGOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMBIENTAL DA CIBERCULTURA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.657-675.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p657-675.

O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que propõe dialogar com os saberes dos sujeitos praticantes com/no/do contexto ambiental da cibercultura por meio das tecnologias digitais na educação básica, utilizando para isso, diferentes artefatos e estratégias culturais. Do ponto de vista metodológico, e natureza bibliográfica, a análise foi pautada em uma parte da tese com centralidade no quadro teórico, com a finalidade de ampliar os repertórios culturais no contexto da cibercultura, em diálogo com as tecnologias digitais e suas implicações no web currículo da educação básica, a partir das produções de autoria dos sujeitos. Assim, procuramos descrever algumas dessas interações pautadas nos estudos do currículo e tecnologias digitais, com os estudos decoloniais e saberes ambientais, em diálogo com os praticantes curriculares, de forma multirreferencial. Entre outras questões, apontamos sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais na educação básica, de forma modificadora de um currículo imerso na cibercultura, na qual os sujeitos volatizam a aprendizagem por meio das experiências vivenciadas no contexto ambiental quando articulados a saberes e cotidianos vividos.

Keywords : Cibercultura; Educação Ambiental; Redes Sociais; Tecnologias Digitais; Web currículo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )