SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2WEB CURRÍCULO E DIÁLOGOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMBIENTAL DA CIBERCULTURANARRATIVAS DIGITAIS E EXPERIÊNCIA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HUMANISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

GODOI E SILVA, Katia Alexandra de  e  ROLIM, Anderson Teixeira. APROXIMAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA E O DISCURSO COLETIVO DE ALUNOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.676-691.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p676-691.

Este estudo apresenta uma reflexão sobre as aproximações entre as tecnologias digitais no processo de Ensino a Distância (EaD) de um curso de Licenciatura em Geografia, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, localizada na região sul do país. Para atingir o objetivo geral, utilizamos a abordagem qualiquantitativa, numa perspectiva dialética, e, para a construção dos dados, um questionário on-line. A fundamentação teórica reside na tessitura dos desafios apresentados ao Ensino Superior no contexto da cultura digital. Para a análise dos dados, nos apropriamos do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que resgata o pensamento de uma coletividade, elaborando um enunciado sobre determinado tema. De modo geral, observamos, a partir do discurso coletivo dos alunos, que há diversas razões para compreender porque as tecnologias nos aproximam do processo de EaD, como revela um dos achados da pesquisa sobre a utilização do Google Earth, a partir de uma abordagem geográfica da natureza.

Palavras-chave : Ensino a distância; Ensino superior de geografia; Cultura digital; Abordagem qualiquantitativa; Discurso do sujeito coletivo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )