SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2APPROAXIMATIONS BETWEEN DIGITAL TECHNOLOGIES IN DISTANCE LEARNING AND THE DISCOURSE OF COLLECTIVE OF STUDENTSMAKER EDUCATION AND ETHICAL COMMITMENT IN THE SOCIETY OF DIGITAL CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RODRIGUES, Alessandra. NARRATIVAS DIGITAIS E EXPERIÊNCIA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HUMANISTA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.692-714.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p692-714.

Apesar da expansão das discussões sobre a temática das narrativas digitais, são ainda escassos os estudos dedicados a uma abordagem conceitual do tema. Este artigo resulta de uma revisão narrativa de literatura e apresenta um estudo teórico-conceitual acerca das “narrativas digitais” em diálogo com o conceito de “experiência” em Heidegger e Larrosa. O texto explora os dois conceitos em interlocução com autores que defendem uma educação humanista e emancipatória. A partir daí, indica caminhos para integração dessas narrativas à prática docente e aos currículos em diferentes contextos formativos. Nessa direção, pretende trazer contribuições teóricas apresentando as narrativas digitais como possibilidade didático-pedagógica e crítico-reflexiva para a construção de uma educação mediada pelas tecnologias que contribua para que o humanismo se mantenha como fundamento de nossas relações também no contexto da cultura digital.

Keywords : Narrativas digitais; Experiência; Tecnologia Educacional; Humanismo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )