SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2APROXIMAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA E O DISCURSO COLETIVO DE ALUNOSEDUCAÇÃO MAKER E COMPROMISSO ÉTICO NA SOCIEDADE DA CULTURA DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RODRIGUES, Alessandra. NARRATIVAS DIGITAIS E EXPERIÊNCIA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HUMANISTA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.692-714.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p692-714.

Apesar da expansão das discussões sobre a temática das narrativas digitais, são ainda escassos os estudos dedicados a uma abordagem conceitual do tema. Este artigo resulta de uma revisão narrativa de literatura e apresenta um estudo teórico-conceitual acerca das “narrativas digitais” em diálogo com o conceito de “experiência” em Heidegger e Larrosa. O texto explora os dois conceitos em interlocução com autores que defendem uma educação humanista e emancipatória. A partir daí, indica caminhos para integração dessas narrativas à prática docente e aos currículos em diferentes contextos formativos. Nessa direção, pretende trazer contribuições teóricas apresentando as narrativas digitais como possibilidade didático-pedagógica e crítico-reflexiva para a construção de uma educação mediada pelas tecnologias que contribua para que o humanismo se mantenha como fundamento de nossas relações também no contexto da cultura digital.

Palavras-chave : Narrativas digitais; Experiência; Tecnologia Educacional; Humanismo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )