SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS REMIXAS:RELACIÓN ENTRE ESTRATEGIAS PEDAGÓGICAS DE LA CULTURA DIGITAL Y FORMACIÓN DOCENTECULTURA DIGITAL EN UN CURSO DE LICENCIATURA LETRAS-INGLÉS: UN ESTUDIO DE CASO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KUHN, Ana Paula  y  MACIEL, Cristiano. O ESTÁGIO CURRICULAR NO CONTEXTO DA EAD: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.761-784.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p761-784.

A relação teoria e prática tem sido amplamente discutida nos cursos de Pedagogia, sendo o Estágio Curricular Supervisionado um importante elemento no processo de formação de professores. No entanto, questiona-se como se estabelece a relação teoria e prática no planejamento e efetivação do Estágio Curricular em cursos superiores, em especial, em cursos da Educação a Distância. Neste sentido, este estudo objetivou analisar como se deu a relação da teoria com a prática no processo de desenvolvimento nos três Estágios Curriculares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Espaços não escolares) em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa, realizada com um grupo de 15 alunas. Neste grupo, realizou-se análise documental e observou-se a elaboração dos projetos de estágio, as interações presenciais e a distância, a regência em sala de aula e a análise dos relatórios reflexivos. Para este artigo, priorizou-se o relato dos relatórios reflexivos. Os resultados apontaram que a vivência do Estágio Curricular necessita potencializar o exercício da reflexão crítica acerca das práticas de ensinar e do saber docente, o que implica problematização e trocas de experiências e de conhecimentos para o trabalho coletivo e para a compreensão da escola como contexto singular de formação de professores. As análises foram realizadas considerando o Projeto do Curso de Pedagogia que corrobora a concepção de professor enquanto intelectual transformador, discutido por Giroux (1997). Pressupõe-se que o estágio curricular supervisionado tem a função fundamental que não é apenas a de levar os conhecimentos teóricos ao campo da prática, mas compreendê-los, pensando a realidade vivida pelo futuro professor.

Palabras clave : Professor intelectual; Pedagogia; Teoria e prática; Estágio curricular supervisionado; Relatórios reflexivos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )