SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2EL LOCUS DE LA CIUDADANÍA EN EL CURRÍCULO DE LAS CARRERAS DE FILOSOFÍA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL AMAPÁ (BRASIL) Y DE LA UNIVERSIDAD DEL ZULIA (VENEZUELA)MAGISORIA INDÍGENA TAMÎ'KAN: ASPECTOS DE FORMACIÓN Y DESAFÍOS CURRICULARES PARA LA FORMACIÓN DE FORMADORES Y PROFESORES INDÍGENAS-RR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NEIRA, Marcos Garcia. OS CONTEÚDOS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS: ANÁLISES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.827-846.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p827-846.

O artigo descreve uma pesquisa que investigou o que é conteúdo no currículo cultural da Educação Física e como ele é abordado. Apoiado nos argumentos do pós-estruturalismo, mais especificamente o papel exercido pela linguagem na produção da realidade, e da noção de diferença cultural extraída do pós-colonialismo, submeteu à análise 17 relatos de experiência produzidos por professores e professoras atuantes na Educação Básica e que afirmam inspirar-se na proposta. Os resultados evidenciam um rompimento com a visão tradicional do conhecimento e das atividades de ensino. Constatou-se que os conteúdos compreendem os discursos verbais e não verbais alusivos às práticas corporais, independentemente da fonte, acessados mediante encaminhamentos pedagógicos diversificados. Devido ao comprometimento ético-político da proposta, as situações didáticas problematizam as narrativas hegemônicas e desconstroem as representações pejorativas sobre as manifestações culturais corporais dos grupos minoritários. Consequentemente, valoriza-se o direito às diferenças com o recurso da etnografia, historiografia e arquegenealogia das brincadeiras, danças, lutas ou esportes tematizados nas aulas.

Palabras clave : Educação Física; Currículo; Cultura; Conteúdo; Diferenças..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )