SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2INDIGENOUS MAGISTORY TAMÎ'KAN: TRAINING ASPECTS AND CURRICULAR CHALLENGES FOR TRAINING INDIGENOUS TRAINERS AND TEACHERS-RRTHE TRANSFER OF TRAINING OF TEACHERS OF CHILD EDUCATION IN THE PROGRAM OF RESIDENCE PEDAGOGICAL (PEDAGOGY) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Graziella Souza dos; MOREIRA, Simone Costa  and  GANDIN, Luís Armando. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: RESISTÊNCIAS E LUTAS POR JUSTIÇA SOCIAL E CURRICULAR. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.866-888.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p866-888.

Este artigo apresenta a experiência educacional da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) e os desafios para manter viva a herança de um projeto contra-hegemônico em tempos de avanços de políticas da Nova Direita. O texto é subsidiado por um conjunto de pesquisas, algumas das quais de base etnográfica, que no decorrer de mais de uma década vêm sendo realizadas nas escolas da rede. Demonstramos que as iniciativas ensejadas nessa rede de ensino se conectam às lutas por justiça social e justiça curricular, conceitos que expomos e discutimos no artigo. A análise dos dados obtidos nas pesquisas revela que, com o passar do tempo, a RMEPOA sofreu profundas transformações, sobretudo com a introdução de políticas que precarizaram a complexa estrutura do projeto Escola Cidadã, iniciativa de democratização vivida na RMEPOA entre 1989 e 2004. Concluímos mostrando que a memória dessa experiência e a capacidade criativa das escolas oferecem exemplos de lutas e da resistência propositiva dentro das escolas.

Keywords : Justiça social; Justiça curricular; Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; Escola Cidadã..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )