SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2MAGISORIA INDÍGENA TAMÎ'KAN: ASPECTOS DE FORMACIÓN Y DESAFÍOS CURRICULARES PARA LA FORMACIÓN DE FORMADORES Y PROFESORES INDÍGENAS-RRLAS TRAMAS DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL EN EL PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGÍA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Graziella Souza dos; MOREIRA, Simone Costa  y  GANDIN, Luís Armando. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: RESISTÊNCIAS E LUTAS POR JUSTIÇA SOCIAL E CURRICULAR. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.866-888.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p866-888.

Este artigo apresenta a experiência educacional da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) e os desafios para manter viva a herança de um projeto contra-hegemônico em tempos de avanços de políticas da Nova Direita. O texto é subsidiado por um conjunto de pesquisas, algumas das quais de base etnográfica, que no decorrer de mais de uma década vêm sendo realizadas nas escolas da rede. Demonstramos que as iniciativas ensejadas nessa rede de ensino se conectam às lutas por justiça social e justiça curricular, conceitos que expomos e discutimos no artigo. A análise dos dados obtidos nas pesquisas revela que, com o passar do tempo, a RMEPOA sofreu profundas transformações, sobretudo com a introdução de políticas que precarizaram a complexa estrutura do projeto Escola Cidadã, iniciativa de democratização vivida na RMEPOA entre 1989 e 2004. Concluímos mostrando que a memória dessa experiência e a capacidade criativa das escolas oferecem exemplos de lutas e da resistência propositiva dentro das escolas.

Palabras clave : Justiça social; Justiça curricular; Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; Escola Cidadã..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )