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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PANIZZOLO, Claudia  e  GOMES, Marineide de Oliveira. AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGIA). e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.889-910.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p889-910.

Este artigo tem por objetivo o estudo do estágio curricular obrigatório denominado Programa de Residência Pedagógica - PRP. Essa experiência inovadora de estágio tem como premissas o diálogo próximo e constante com o sistema de ensino público e o princípio da imersão profissional em instituições de educação infantil, por um período de tempo ininterrupto, experienciando a unidade entre a teoria e a prática. Por meio de análise documental, o presente estudo toma como fonte a documentação do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)e os relatórios produzidos pelos discentes. O texto apresenta as potencialidades do Programa em dar visibilidade às crianças, respeitando-as como sujeitos de direitos e em uma formação curricular reflexivo-emancipatória do futuro professor de crianças pequenas.

Palavras-chave : Estágio curricular; Programa de Residência Pedagógica; Formação de professores; Educação infantil; Pedagogia..

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