SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2LAS TRAMAS DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL EN EL PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGÍA)REINVENTANDO LA FORMACIÓN DOCENTE: UNA EXPERIENCIA DEMOCRÁTICA Y EMANCIPATORIA EN LA EDUCACIÓN PÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO A PARTIR DA LEI N. 9.394/96: QUESTÕES VELHAS E NOVAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.911-929.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p911-929.

Da configuração do curso de Pedagogia, assumida pela LDB n. 9394/96, destaca-se aqui o fato de a formação de profissionais para atuação nos anos iniciais da escolarização (o que compreendem Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (06 a 10-11 anos) e Educação de Jovens e Adultos -EJA 1ª. fase do Ensino Fundamental) passar a ser realizada no âmbito da universidade. As implicações resultantes da elevação da formação do professor da 1ª fase do Ensino Fundamental para o âmbito do Ensino Superior se dão a ver no recrudescimento dos sentidos postos pela histórica problemática dada, na atual conjuntura, pela suposta oposição entre o pressuposto da docência como base da formação nas licenciaturas versus a herança bacharelesca. Para a realização deste estudo, busca-se a interlocução com pesquisas que se dedicam a pensar a pedagogia no âmbito da sua nova configuração e refletem sobre aspectos decorrentes dela. Por fim, este estudo se propõe a tecer algumas considerações a respeito de dados de pesquisa voltada à formação e atuação do pedagogo, com ênfase na perspectiva do estágio curricular obrigatório. Indica um possível hiato entre o pressuposto da docência como base identitária da formação do professor -, lógica que preside o curso de Pedagogia, em face do trabalho que se realiza no estágio curricular obrigatório.

Palabras clave : Pedagogia; anos iniciais da escolarização; formação e atuação docente; estágio curricular obrigatório..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )