SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2FORMACIÓN Y ACTUACIÓN DEL PEDAGOGO A PARTIR DE LA LEY N. 9.394/96: CUESTIONES VIEJAS Y NUEVASENGAGEMENT DE MAESTROS EN EDUCACIÓN SUPERIOR: IMPLEMENTANDO ENSEÑANZA HÍBRIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória  y  ANDRADE, Elisa Daniele de. REINVENTANDO A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.930-950.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p930-950.

Este artigo coloca em tela um processo de formação continuada desenvolvido com docentes, com membros dos Conselhos Escolares e aberto à comunidade escolar de nove Unidades Educacionais do Campo do município de Araucária - estado do Paraná, Brasil. O objetivo principal deste artigo é discutir as possibilidades ou provocações que podem ser geradas por um processo de formação, que sinaliza a intencionalidade na implementação e/ou avanço da democratização da Educação do Campo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de base qualitativa, referenciada na pesquisa participante, utilizando para a coleta de dados grupos de discussões, observação participante e complementada pela análise documental. O registro para posterior sistematização foi por meio do diário de campo. Este estudo teve como principais aportes teóricos Freire (1996, 1979), Lima (2010), Marcelo (2010), Paro (2016) e Brandão (1993). Como resultado deste estudo, foi possível perceber a necessidade da ampliação da oferta de formação continuada específica para a Educação do Campo. Também se percebeu que, de forma coletiva, os docentes redescobrem o poder e a capacidade profissional de realizar e propor outro tipo de formação, como também propor condições objetivas para o exercício profissional docente, refletindo a assunção de uma postura democrática na direção da emancipação humana.

Palabras clave : Formação continuada; Gestão democrática; Pesquisa participante..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )