SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2ENGAGEMENT DE MAESTROS EN EDUCACIÓN SUPERIOR: IMPLEMENTANDO ENSEÑANZA HÍBRIDAESTRATEGIAS PARA RESISTIR A LAS RESISTENCIAS: EXPERIENCIAS DE INVESTIGACIÓN Y ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RIBEIRO, Vera Mônica  y  COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. PROCESSOS AVALIATIVOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.970-993.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p970-993.

Este artigo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática2 que se desenvolveu em uma formação continuada docente cujo objeto de estudo foi a Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), processo avaliativo que é aplicado aos alunos das escolas estaduais paulistas de Educação Básica. A metodologia da investigação foi a qualitativa do tipo pesquisa-ação estratégica, conforme definem Guedin e Franco. A pesquisa foi desenvolvida em etapas, a saber: (1) revisão bibliográfica e análise documental; (2) elaboração do processo formativo e dos instrumentos de coleta de dados; (3) pesquisa em campo. Neste artigo, o cerne é a apresentação de resultados da etapa de análise documental, com discussões sobre avaliação educacional, sobre as orientações curriculares brasileiras concernentes a ela e sobre a Avaliação da Aprendizagem em Processo. O aporte teórico sobre processos avaliativos veio de estudos de Haydt, Luckesi, Hoffmann, Libâneo e Buriasco. Foram analisados documentos oficiais brasileiros que normatizam e orientam a prática avaliativa do professor da Educação Básica, relativas à Matemática e a materiais de apoio à aplicação da AAP. Os resultados da análise documental forneceram subsídios para compreensão da proposta desse processo avaliativo, de como ocorreu sua implementação e sua evolução até a presente data. Além disso, propiciaram entendimento sobre a relevância da AAP para avaliar a aprendizagem da Matemática dos alunos nas escolas estaduais paulistas.

Palabras clave : Avaliação diagnóstica; Avaliação educacional; Avaliação da Aprendizagem em Processo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )