SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2PROCESOS EVALUATIVOS EN MATEMÁTICA: UN ESTUDIO SOBRE EVALUACIONES EDUCATIVASEDUCACIÓN PROFESIONAL EN CEARÁ/BRASIL BAJO LA CRÍTICA MARXISTA: HISTORIA, POLÍTICA Y ESPECIFICIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CARVALHO, Jaciara de Sá; LEMGRUBER, Márcio Silveira  y  ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. ESTRATÉGIAS PARA RESISTIR ÀS RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.994-1016.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p994-1016.

É difícil prever o futuro da educação brasileira, mas a presença cada vez mais marcante das tecnologias digitais em contextos educacionais parece ser uma tendência irrefreável. Proliferam novas siglas, acrônimos e rótulos apresentados como novidades, mas que, frequentemente, apenas reciclam velhas ideias. Enquanto a expansão da indústria que fornece artefatos digitais para fins supostamente educacionais se dá com o respaldo de políticas de fomento à inovação, as discussões pertinentes são predominantemente maniqueístas e marcadas por juízos de valor fortemente afetivos. Nesse contexto, para que seja possível enfrentar condições possivelmente adversas aos valores de uma educação focalizada na formação de cidadãos críticos, é preciso desafiar essa polarização. Fundamentado em estudos críticos e na experiência docente dos autores, este ensaio discute recursos e estratégias pedagógicas que visam a resistir às resistências fundadas em concepções simplistas da relação educação-tecnologia.

Palabras clave : Educação e tecnologia; Abordagens críticas; Ideologia; Teorias do discurso; Metáforas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )