SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2ESTRATÉGIAS PARA RESISTIR ÀS RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SABINO, Thiago Chaves; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos  e  MORAES, Betânea Moreira de. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ SOB A CRÍTICA MARXISTA: HISTÓRIA, POLÍTICA E ESPECIFICIDADES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.1017-1039.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p1017-1039.

O escopo deste artigo é a análise da Educação Profissional no Ceará, identificando seus princípios, diretrizes, metas, objetivos e perscrutando a relação entre a formação do trabalhador-estudante e o projeto de fortalecimento das Escolas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica em curso no Brasil. A relevância do debate aqui empreendido consiste no alargamento da compreensão crítica de tal projeto na formação dos estudantes e no desenvolvimento econômico-social do estado do Ceará. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciada em autores clássicos e contemporâneos que assentam suas reflexões no referencial do materialismo histórico-dialético. Houve esforço em evidenciar o dualismo instaurado na educação formal, cada vez mais fortalecido pelo discurso da qualificação profissional e empregabilidade. Como resultado, comprovou-se a existência de uma lógica empresarial norteadora das políticas destinadas à formação dos trabalhadores, bem como a articulação às exigências do mercado de trabalho, fatores que apontam para a fragilidade de tal modelo.

Palavras-chave : Educação profissional; Ensino Médio profissionalizante; Integração formação profissional-mercado de trabalho..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )