SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3CONFLICTIVE INNOVATION IN SPANISH UNIVERSITY TEACHING: TRAINING OF INNOVATIVE TEACHERS. AN EVALUATIVE AND BIOGRAPHICAL STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

HERNANDEZ-HERNANDEZ, Fernando  and  SANCHO-GIL, Juana María. PENSAR NA PRÁXIS DO CAMPO DO CURRÍCULO COMO UMA REDE RIZOMÁTICA DE RELACIONAMENTOS E DERIVAÇÕES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1052-1068.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1052-1068.

Este artigo está organizado em três partes. Na primeira parte, analisamos nossa abordagem no campo do currículo a fim de situá-lo como um espaço de relacionamento, não apenas entre conhecimentos, mas, sobretudo, entre disciplinas. Na segunda parte, expandimos esta perspectiva e a cruzamos com alguns conceitos geofilosóficos de Deleuze e Guattari, para delinear o que poderia ser um "rizocurriculum", que vai além do normativo e favorece as experiências e os afetos que são gerados num devir e que transformam os indivíduos e a vida. Na terceira parte, apresentamos um convite para experimentar um sentido imanente do currículo, mais atento às possibilidades do que aos limites, mais preocupado em fomentar o estabelecimento de relações do que em determinar caminhos homogeneizantes.

Keywords : Rizocurriculum; Afeições; Relações pedagógicas; Tornar-se; Subjetividades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )