SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3INNOVACIÓN CONFLICTIVA EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIA ESPAÑOLA: FORMACIÓN DE MAESTROS INNOVADORES. ESTUDIO EVALUATIVO Y BIOGRÁFICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

HERNANDEZ-HERNANDEZ, Fernando  y  SANCHO-GIL, Juana María. PENSAR NA PRÁXIS DO CAMPO DO CURRÍCULO COMO UMA REDE RIZOMÁTICA DE RELACIONAMENTOS E DERIVAÇÕES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1052-1068.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1052-1068.

Este artigo está organizado em três partes. Na primeira parte, analisamos nossa abordagem no campo do currículo a fim de situá-lo como um espaço de relacionamento, não apenas entre conhecimentos, mas, sobretudo, entre disciplinas. Na segunda parte, expandimos esta perspectiva e a cruzamos com alguns conceitos geofilosóficos de Deleuze e Guattari, para delinear o que poderia ser um "rizocurriculum", que vai além do normativo e favorece as experiências e os afetos que são gerados num devir e que transformam os indivíduos e a vida. Na terceira parte, apresentamos um convite para experimentar um sentido imanente do currículo, mais atento às possibilidades do que aos limites, mais preocupado em fomentar o estabelecimento de relações do que em determinar caminhos homogeneizantes.

Palabras clave : Rizocurriculum; Afeições; Relações pedagógicas; Tornar-se; Subjetividades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )