SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3TO THINK THE PRAXIS OF THE FIELD OF THE CURRICULUM AS A RHIZOMATIC NETWORK OF RELATIONSHIPS AND DRIFTS“SOCIAL FABRICATION OF INDIVIDUALS” AND EDUCATION: A CRITICAL DIALOGUE BETWEEN CORNELIUS CASTORIADIS AND PAULO FREIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PAREDES-LABRA, Joaquín. INOVAÇÃO CONFLITANTE NO ENSINO UNIVERSITÁRIO ESPANHOL: FORMAÇÃO DE MESTRES INOVADORES. ESTUDO AVALIATIVO E BIOGRÁFICO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1069-1085.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1069-1085.

Este estudo analisa as dificuldades em promover transformações no ensino universitário, especificamente na formação de mestres. Os objetivos são esclarecer concepções próprias do currículo, bem como as dificuldades que surgiram, enquanto geram aprendizado compartilhado com outros inovadores que refletem juntos. O arcabouço teórico do trabalho tem suas raízes tanto em uma idéia de pedagogia aberta que favorece a implementação do Espaço Europeu de Ensino Superior quanto na pedagogia pós-formal de Kincheloe. A metodologia é avaliativa e biográfica-narrativa, com base em evidências coletadas ao longo de uma carreira profissional como professor. Dentre os principais resultados, vale destacar como o professor que investiga sobre sua própria prática toma consciência dos pontos fortes e das dificuldades para praticar inovações com pedagogias abertas e pós-formais.

Keywords : Inovação; Ensino universitário; Currículo; Tecnologias da informação e comunicação; Biografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )