SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3PENSAR LA PRAXIS DEL CAMPO DEL CURRÍCULO COMO UN ENTRAMADO RIZOMÁTICO DE RELACIONES Y DERIVAS“FABRICACIÓN SOCIAL DE INDIVIDUOS” Y EDUCACIÓN: UN DIÁLOGO CRÍTICO ENTRE CORNELIUS CASTORIADIS Y PAULO FREIRE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PAREDES-LABRA, Joaquín. INOVAÇÃO CONFLITANTE NO ENSINO UNIVERSITÁRIO ESPANHOL: FORMAÇÃO DE MESTRES INOVADORES. ESTUDO AVALIATIVO E BIOGRÁFICO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1069-1085.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1069-1085.

Este estudo analisa as dificuldades em promover transformações no ensino universitário, especificamente na formação de mestres. Os objetivos são esclarecer concepções próprias do currículo, bem como as dificuldades que surgiram, enquanto geram aprendizado compartilhado com outros inovadores que refletem juntos. O arcabouço teórico do trabalho tem suas raízes tanto em uma idéia de pedagogia aberta que favorece a implementação do Espaço Europeu de Ensino Superior quanto na pedagogia pós-formal de Kincheloe. A metodologia é avaliativa e biográfica-narrativa, com base em evidências coletadas ao longo de uma carreira profissional como professor. Dentre os principais resultados, vale destacar como o professor que investiga sobre sua própria prática toma consciência dos pontos fortes e das dificuldades para praticar inovações com pedagogias abertas e pós-formais.

Palabras clave : Inovação; Ensino universitário; Currículo; Tecnologias da informação e comunicação; Biografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )