SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3INNOVACIÓN CONFLICTIVA EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIA ESPAÑOLA: FORMACIÓN DE MAESTROS INNOVADORES. ESTUDIO EVALUATIVO Y BIOGRÁFICODESAFÍOS Y SUPERACIONES DEL CONTINUO PROCESO DE IMPLEMENTACIÓN POLÍTICA Y PEDAGÓGICA DE LA UFPR LITORAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RODRIGUES, Denise Simões  y  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. “FABRICAÇÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS” E A EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO CRÍTICO ENTRE CORNELIUS CASTORIADIS E PAULO FREIRE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1086-1102.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1086-1102.

Neste artigo, analisa-se a educação como projeto de poder, refletindo criticamente sobre a construção da “fabricação social” e a possibilidade de sua desconstrução à luz do conceito de autonomia de Cornelius Castoriadis e de Paulo Freire. Qual o papel da educação e do currículo no processo de construção dessa fabricação social de sujeitos? Essa é uma das questões levantadas na problematização do tema. Este texto constitui em uma pesquisa bibliográfica, com ênfase no diálogo entre Cornelius Castoriadis e Paulo Freire. Entre os resultados destaca-se que os autores apontam para uma educação criativa, humanista e crítica, que propicie a práxis e as mudanças sociais, rompendo com práticas educacionais que fabricam indivíduos alienados, superando ideologias fatalistas de sociedade e de mundo.

Palabras clave : Cornelius Castoriadis; Paulo Freire; Autonomia; Fabricação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )