Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
SILVA, Renan Antônio da e DEMO, Pedro. CURRÍCULOS E PROGRAMAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1103-1117. Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1103-1117.
Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre currículos e programas em educação profissional em que se consideram aspectos culturais, educação formal e não formal. Trata de questões suscitadas em sala de aula, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina sobre Currículos e Programas, ministrada em um programa de pós-graduação profissional. O objetivo deste artigo foi o de discutir os diferentes entendimentos e avanços anunciados para as questões curriculares com base na concepção das políticas atuais da educação brasileira quanto à formação técnica e tecnológica; e analisar propostas de projetos transversais em práticas de extensão que apresentam características da educação não formal. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata da descrição de projetos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino (UEs), de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica de São Paulo, a partir de um estudo sobre práticas de extensão. Como resultado, apresenta-se uma discussão sobre uma prática de responsabilidade social e educação não formal no currículo de ensino superior tecnológico.
Palavras-chave : Cultura; Discurso Político-Educacional; Educação Profissional; Extensão.