SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3“FABRICAÇÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS” E A EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO CRÍTICO ENTRE CORNELIUS CASTORIADIS E PAULO FREIREDESAFIOS E SUPERAÇÕES DO CONTÍNUO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA UFPR LITORAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Renan Antônio da  e  DEMO, Pedro. CURRÍCULOS E PROGRAMAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1103-1117.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1103-1117.

Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre currículos e programas em educação profissional em que se consideram aspectos culturais, educação formal e não formal. Trata de questões suscitadas em sala de aula, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina sobre Currículos e Programas, ministrada em um programa de pós-graduação profissional. O objetivo deste artigo foi o de discutir os diferentes entendimentos e avanços anunciados para as questões curriculares com base na concepção das políticas atuais da educação brasileira quanto à formação técnica e tecnológica; e analisar propostas de projetos transversais em práticas de extensão que apresentam características da educação não formal. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata da descrição de projetos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino (UEs), de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica de São Paulo, a partir de um estudo sobre práticas de extensão. Como resultado, apresenta-se uma discussão sobre uma prática de responsabilidade social e educação não formal no currículo de ensino superior tecnológico.

Palavras-chave : Cultura; Discurso Político-Educacional; Educação Profissional; Extensão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )