SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3DESAFIOS E SUPERAÇÕES DO CONTÍNUO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA UFPR LITORALO DESAFIO DE INSTITUCIONALIZAR INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA FGV DIREITO SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PESCE, Lucila; MARTINS, Edna  e  GUALTIERI, Regina Cândida. CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1140-1159.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1140-1159.

O artigo apresenta o relato analítico dos desafios impostos ao curso de Pedagogia da Unifesp, desde sua criação. Inicia caracterizando o contexto de sua implantação, que teve dois fatores condicionantes: as DCNP (2006) e as Diretrizes do REUNI (2007). A análise do seu projeto pedagógico procura deslindar possíveis diferenciais e avanços, notadamente no que se refere aos princípios norteadores da sua matriz curricular, desde a primeira versão. A análise revela as tensões geradas pelas demandas sociais e pelos constrangimentos legais. O movimento analítico é desenvolvido com base na literatura específica da área e em teóricos do campo do currículo, como Goodson (1995) e Young (2014). O texto conclui apontando as ações até então empreendidas, no enfrentamento dos desafios que se lhe interpõem, à guisa de constante implantação de um currículo inovador, que se situe como um diferencial na formação do licenciando em Pedagogia.

Palavras-chave : Projeto pedagógico; Curso de Pedagogia; Currículo inovador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )