SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3CHALLENGES TO INSTITUTIONALIZE INNOVATION IN HIGHER EDUCATION: THE CASE OF FGV DIREITO SP LAW SCHOOLTHE PERMANENT CYCLE OF CURRICULAR INNOVATION IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SPOTTI, Carmem Véra NUNES  and  BRANDIM, Maria Rejane Lima. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS MULTIÉTNICOS DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1178-1196.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1178-1196.

Os aspectos multiétnicos e multilinguísticos presentes nas salas de aula tornam o ensino e a aprendizagem dos diversos conteúdos curriculares um desafio pedagógico para os professores do Estado de Roraima. A partir de uma pesquisa bibliográfica, cujas principais referências são Weissmann (2018), Feldmann (2009), Moreira e Candau (2007), Candau (2000), Perez Gómez (2000), MacLaren (1997), identificamos que as características das escolas de Roraima são um lócus importantíssimo para o reconhecimento do impacto da diversidade cultural e linguística no trabalho dos professores e que a formação inicial desse profissional não é suficiente para que ele possa dar conta desse desafio. Este artigo visa o debate sobre a formação continuada de professores na perspectiva da interculturalidade, que é essencial para que eles possam identificar, reconhecer e trabalhar com a diversidade presente em suas salas de aula.

Keywords : Diversidade linguística; Formação continuada; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )