SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O DESAFIO DE INSTITUCIONALIZAR INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA FGV DIREITO SPO PERMANENTE CICLO DA INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SPOTTI, Carmem Véra NUNES  e  BRANDIM, Maria Rejane Lima. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS MULTIÉTNICOS DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1178-1196.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1178-1196.

Os aspectos multiétnicos e multilinguísticos presentes nas salas de aula tornam o ensino e a aprendizagem dos diversos conteúdos curriculares um desafio pedagógico para os professores do Estado de Roraima. A partir de uma pesquisa bibliográfica, cujas principais referências são Weissmann (2018), Feldmann (2009), Moreira e Candau (2007), Candau (2000), Perez Gómez (2000), MacLaren (1997), identificamos que as características das escolas de Roraima são um lócus importantíssimo para o reconhecimento do impacto da diversidade cultural e linguística no trabalho dos professores e que a formação inicial desse profissional não é suficiente para que ele possa dar conta desse desafio. Este artigo visa o debate sobre a formação continuada de professores na perspectiva da interculturalidade, que é essencial para que eles possam identificar, reconhecer e trabalhar com a diversidade presente em suas salas de aula.

Palavras-chave : Diversidade linguística; Formação continuada; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )