Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
RIBEIRO, Carmen Eurydice Calheiros Gomes; BERNARDES, Jefferson de Souza y BATISTA, Sylvia Helena de Souza da Silva. DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS RELACIONADOS AO ENFRENTAMENTO DOS/AS PROFESSORES/AS A UM CURRÍCULO INOVADOR – O CURSO MÉDICO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1214-1234. Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1214-1234.
Trata-se de um estudo de caso sobre o processo de mudança curricular de um Curso de Medicina na perspectiva dos professores, com foco na análise dos incidentes críticos e dos repertórios linguísticos obtidos em entrevistas individuais. A partir do contexto interno, os dados foram analisados no período da mudança curricular da faculdade. No contexto externo, foram analisadas as relações do curso com as redes de saúde e educação, bem como dos Projetos desenvolvidos pelos docentes para dar suporte às mudanças e as Resistências/Embates decorrentes delas. A análise destaca a importância da participação docente no cotidiano da sala de aula e em todas as fases do processo de elaboração, revisão e inovação curricular e da utilização das abordagens de educação permanente, planejamento participativo, formação e participação docente, das redes formais e informais de relações, além do desenvolvimento de equipe e da gestão dos conflitos.
Palabras clave : Planejamento curricular; Mudança curricular; Formação docente; Educação médica; Ensino em Ciências da Saúde.