SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O PERMANENTE CICLO DA INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIORDESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM CURSO COOPERATIVO NA USP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RIBEIRO, Carmen Eurydice Calheiros Gomes; BERNARDES, Jefferson de Souza  e  BATISTA, Sylvia Helena de Souza da Silva. DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS RELACIONADOS AO ENFRENTAMENTO DOS/AS PROFESSORES/AS A UM CURRÍCULO INOVADOR – O CURSO MÉDICO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1214-1234.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1214-1234.

Trata-se de um estudo de caso sobre o processo de mudança curricular de um Curso de Medicina na perspectiva dos professores, com foco na análise dos incidentes críticos e dos repertórios linguísticos obtidos em entrevistas individuais. A partir do contexto interno, os dados foram analisados no período da mudança curricular da faculdade. No contexto externo, foram analisadas as relações do curso com as redes de saúde e educação, bem como dos Projetos desenvolvidos pelos docentes para dar suporte às mudanças e as Resistências/Embates decorrentes delas. A análise destaca a importância da participação docente no cotidiano da sala de aula e em todas as fases do processo de elaboração, revisão e inovação curricular e da utilização das abordagens de educação permanente, planejamento participativo, formação e participação docente, das redes formais e informais de relações, além do desenvolvimento de equipe e da gestão dos conflitos.

Palavras-chave : Planejamento curricular; Mudança curricular; Formação docente; Educação médica; Ensino em Ciências da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )